Engenharia de Software II
Professor: Ricardo Argenton Ramos

Carga horária: 60h - horário: segunda e quarta 14:00 - 16:00

EMENTA:

Introduzir os principais conceitos de Desenvolvimento baseado na Orientação a Objetos; Conceitos de Padrões de Projeto; Estudar os conceitos de Reuso de Software; Estudar os princípios da Modelagem de Projetos Orientados a Objetos usando a UML (Diagramas e exemplos práticos); Estudar o Processo Unificado Rational (RUP) e Exemplificar a modelagem de classes de Interface, Conexão com Banco de Dados e Aplicações na produção de software OO usando a UML; Estudar as etapas de Apóio ao desenvolvimento de Software OO: Uso de Ferramentas Case, Documentação dos diagramas, geração de código, Re-engenharia e as principais técnicas de Teste de Software OO.

 
OBJETIVO GERAL:

Transmitir informações sobre métodos, ferramentas e procedimentos de uma implementação de um Sistema Orientado a Objetos. Conhecer os principais padrões de projeto. Aprofundar a compreensão sobre análise e projeto orientado a objetos; Estudar e aprofundar o processo Unificado Rational (RUP) utilizando uma ferramenta Case que implemente os diagramas da UML. Praticar o uso de desenvolvimento de um Sistema completo OO, suas etapas, projetos de interfaces e também conexões com um SGBD (a definir). Estudar os conceitos básicos do Teste de software OO.



Aula
Conteúdo
Data
Aula 01
Apresentação da Disciplina - Definição de grupos e projetos - slides
01/03/2010
Aula 02
Introdução a Projeto Orientado a Objetos - slides
08/03/2010
Aula 03
Definição de Padrões de Projeto - Exercício para Definir um Padrão de Projeto 10/03/2010
Aula 04
Padrões de Projeto de Software Orientado a Objetos -- slides -- texto para ser lido 17/03/2010
Aula 05
Apresentação dos Padrões do Gof pelos alunos -- Definição dos projetos a serem entregues no dia 29/05/2010 22/03/2010
Aula 06 Visita técnica a AGROVALE -- sairá as 13:45 do CECOMP 24/03/2010
Aula 07-08 Finalização dos Artigos!                                        Horário 08:00 - 10:00 27/03/2010
Aula 09
Linguagem UML - Diagramas de Caso de Uso, Sequência, Colaboração, - exercícios práticos  - Slides - ExemploCasosDeUso 29/03/2010
Aula 10
Linguagem UML - Diagramas de Classes - exercícios práticos - slides
31/03/2010
Aula 11
Linguagem UML - Diagramas de Estado, Atividades, Componentes, Instalação - slides
05/04/2010
Aula 12 -- Exercícios de Revisão para a Avaliação
07/04/2010
Aula 13 Construção de sistema simplista OO Utilizando UML 12/04/2010

----------------------->>>>>>>>>>>>>>>   SICOMP -- www.sicomp.org   <<<<<<<<<<<<<<<----------------------------

14/04/2010
Aula 14

 ------------------  1ª Avaliação   -----------------------

26/04/2010
Aulas 15 - 16 Teste de Software Orientado a Objetos - slides

Definição do Projeto prático Orientado a Objetos      Horário 08:00 - 12:00

08/05/2010
Aula 17 Processo RUP (Rational Unified Process) 10/05/2010
Aula 18 Detalhamento do Processo RUP 12/05/2010
Aula 19
Tipos de conexões de software OO com Banco de Dados Relacionais - Padrão de Projeto: Hibernate
17/05/2010
Aula 20 Tipos de conexões de software OO com Banco de Dados Relacionais - Padrão de Projeto: Persistence Layer 19/05/2010
Aula 21
Exercícios - Conexão com BD e Padrões de Projeto: Hibernate
24/05/2010
Aula 22 Exercícios - Conexão com BD e Padrões de Projeto: Persistence Layer
31/05/2010
Aula 23 Retomada da Construção do Projeto - usando ferramentas de modelagem UML - 01        
02/05/2010
Aula 24 - 25 Construção do Projeto - usando ferramentas de modelagem UML - 02                                            Horário 08:00 - 12:00 05/06/2010
Aula 26 Finalização do Projeto  e realização de testes OO                                                                      07/06/2010
Aula 27 Experimento aplicando métricas para avaliar a Reusabilidade dos sistemas gerados pelos projetos 10/06/2010
Aula 28 - 29 Entrega e Avaliação do Projeto Prático                                                                                             Horário 08:00 - 12:00 12/06/2010
Aula 30 Avaliação final 14/06/2010