Preparo do substrato
O CRAD/UNIVASF dispõe de um galpão anexo utilizado para armazenamento dos insumos e preparo do substrato utilizado na produção das mudas. Atualmente, o CRAD/UNIVASF utiliza como substratos a casca de pinus compostada e o pó da casca do coco verde.
O coco é obtido no próprio centro, por meio do processamento da casca de coco verde disponível na região. Para isso, o centro adquiriu uma mini-usina de beneficiamento da casca de coco verde, a qual tritura, prensa e classifica as fibras longas, fibras curtas e o pó. As fibras longas e curtas são utilizadas como cobertura do solo, após plantio das mudas no campo. O pó, separado da fibra curta por meio de peneiras, é utilizado como substrato para a produção das mudas. O centro também dispõe de uma betoneira para mistura do fertilizante ao substrato e de uma mesa vibradora para enchimento dos tubetes.
Viveiro
O viveiro do CRAD/UNIVASF apresenta uma capacidade instalada de 100 mil mudas, produzidas no sistema de tubetes (280 cm3). Esse viveiro também conta com dois sistemas de irrigação, sendo o primeiro por microaspersão e o segundo por subirrigação. Nesse último, os tubetes são colocados em tanques e a água penetra no substrato pelo orifício de drenagem do tubete. Essa técnica permite o reaproveitamento da água ao longo dos ciclos de irrigação. A cobertura do viveiro, feita com telas de sombreamento de 50 e 75%, é móvel. Isso permite a aclimatação das mudas no próprio local de produção, por meio do recolhimento da cobertura.
- Objetivos
O viveiro foi concebido para atender os seguintes objetivos:
• Gerar os protocolos de produção de mudas de espécies nativas da Caatinga, por meio da realização de pesquisas científicas;
• Produzir mudas para subsidiar a montagem dos modelos de recuperação de áreas degradadas;
• Atender a sociedade civil por meio da comercialização das mudas.
- Imagens
Em breve.