Setores de Produção Animal
Para auxiliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o curso de Zootecnia dispõe dos seguintes setores (Clique no nome para exibir as informações).
-
Bolvinocultura
Em breve conteúdo completo.
- Ovinocultura
- Caprinocultura
- Suinocultura
- Avicultura
-
Agrostologia
Agrostologia é a ciência que estuda o uso correto do solo para a formação de áreas com espécies forrageiras destinadas ao consumo animal, a fertilidade e adaptação dessas plantas ao ambiente, e seus valores nutritivos.
O Campo Agrostológico da Univasf está localizado em área de, aproximadamente, 1.500 m², onde são cultivadas cerca de 60 plantas forrageiras, incluindo gramíneas, leguminosas e cactáceas, além das plantas tóxicas, mantidas em canteiros identificados com os nomes científicos e comuns de cada espécie. As plantas forrageiras estão distribuídas em duas áreas, sendo uma de sequeiro e outra irrigada.
Essa área é utilizada, durante as aulas práticas, para estudo e manutenção de espécies de interesse zootécnico. Assim, os alunos têm a oportunidade de observar as características morfológicas, hábitos de crescimento e outras características que permitem a identificação das diversas plantas forrageiras utilizadas no sistema de produção animal.
-
Apicultura
Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objectivo por exemplo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projecto de paisagismo.
- Aquicultura
- Estação agrometereológica
- Casa de Vegetação