Copyright © 2008-2010 LAMURGEM - UNIVASF - Todos os direitos reservados |

Site desenvolvido por Glauber Lutterbach (Presidente e Webmaster da Lamurgem - Univasf)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HISTÓRIA DA LAMURGEM - UNIVASF

UNIVASF   -   CONLIG - UNIVASF   -   Comitê das Lamurgem   -   Abramurgem   -   SBCM

Capítulo I

A Construção da História LAMUSF 

          A Liga Acadêmica de Medicina de Urgência do São Francisco – LAMUSF - fundada em 1º de março de 2008, apresentada ao colegiado de medicina em 14 de março de 2008 e apreciada pela câmara de integração em 11 de abril de 2008, é, indubitavelmente, um marco, um divisor de águas na história das ligas acadêmicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), representando um orgulho, mas também grande responsabilidade perante a comunidade acadêmica da UNIVASF.  

          A LAMUSF nasceu do interesse comum de discentes do curso de medicina pela temática das urgências clínicas e cirúrgicas, com o objetivo de favorecer a aquisição de saberes para a promoção de saúde, através de uma assistência qualificada e humanizada, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), em colaboração com a comunidade.

           A área de urgência constitui um importante desafio a ser enfrentado com uma proposta de atenção integral, engajando outros atores sociais para a garantia de melhoria da qualidade de vida e saúde; e, nesse contexto do SUS, a LAMUSF assume o desafio e visa - nos limites da ação estudantil - a promoção de saúde e a resposta social que a comunidade da região do Vale do São Francisco temporalmente carece.

          A história da LAMUSF é marcada pelo ponta-pé inicial do então discente do 2º período de medicina: Cláudio Gonçalves Sobreira, que idealizou um grupo para estudos diversos com ênfase na atividade prática e convidou o discente Ricardo Thomé Vieira de Araújo, que imediatamente aceitou o convite. Posteriormente, convidou-se Érica Cavalcanti Coutinho, que sugeriu outro companheiro, Abel da Costa Neto. Esses quatro companheiros observaram naquele momento, que podiam ir além de um grupo de estudo e decidiram formar uma liga acadêmica de medicina de urgência, que pudesse atingir o máximo possível da comunidade acadêmica da UNIVASF. A partir da sugestão de mais alguns novos companheiros, chegou-se ao discente Glauber Lutterbach de Oliveira Pires também do 2º período que aceitou o desafio e assimilou a proposta inovadora de metodologia de trabalho desse coletivo em formação, dedicando esforço para se definir o nome e o símbolo que seriam reconhecidos aos quatro cantos. Pouco depois, Victor Cruz Rosa Alencar de Sá, Diego Rainer Caribé de Freitas Silva e Ravel Silva Borges juntaram suas capacidades à LAMUSF. Todos entendiam a LAMUSF como a grande oportunidade de aperfeiçoamento pessoal e coletivo.   

          Naquele momento, o sentimento de fazer algo novo, pioneiro, com metodologia voltada para um coletivo que se expandisse, inicialmente, a outros acadêmicos de medicina e cursos de saúde e que, posteriormente, extrapolasse os muros da UNIVASF, movia a incipiente LAMUSF que já estava sob a batuta do professor Luiz Antônio de Vasconcelos – figura ímpar e experiente que seria o coordenador, o guia, o amigo, o capitão desse grande time, grande projeto que, logo, tornou-se o PROGRAMA LAMUSF, pelos próximos três anos.     

          E no ano de estréia, a LAMUSF cumpriu satisfatoriamente a primeira etapa e terminou o esse ano de 2008 com a sensação de dever cumprido e também com o sentimento de que o PROGRAMA LAMUSF extrapolou o que imaginaram seus fundadores, citando, por exemplo, o credenciamento oficial como a primeira Liga Acadêmica de Medicina de Urgência à Sociedade Brasileira de Clínica Médica com destaque na capa e na quinta página da edição nº 84 do Jornal do Clínico (circulação nacional), o qual os membros que fazem a LAMUSF sentem-se extremamente orgulhosos de representar a UNIVASF no cenário nacional. Cita-se também o importante dia 19 de Maio de 2008 no qual a LAMUSF foi apresentada ao Colegiado de Enfermagem e, atualmente, conta com a orientação das professoras Juliana Korinsfky e Kátia Simone Bezerra Lima para assuntos da prática da enfermagem.

          Em 2009, a LAMUSF decidiu que era a hora de aumentar sua força de trabalho, convidando as discentes do 5º período de medicina Ana Paula e Yalli Maria Coelho para compor o seu quadro de diretores. Critérios como freqüente participação em atividades realizadas pela LAMUSF, companheirismo, capacidade de liderança, coragem, sensibilidade, suavidade e feminilidade foram decisivos para se chegar a essas discentes.

         A LAMUSF continuará construindo sua promissora história, seguindo para a segunda etapa de seu cronograma com a certeza de que crescerá mais, expandindo seus horizontes e atingindo ainda melhor seu objetivo geral de “promover aos discentes do curso de medicina da UNIVASF interessados em aprofundar seus conhecimentos nas áreas de urgências clínicas e cirúrgicas o aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas assistenciais e, ao mesmo tempo, contribuir na garantia de uma assistência de qualidade e acima de tudo humanizada”.

 

 

Ricardo Thomé Vieira de Araújo

Diretor Geral da LAMUSF