Nossos robôs


Atualmente está em curso a construção de seis robôs móveis para disputar competições de futebol de robôs.  O hardware de cada robô segue as normas da categoria F180 da RoboCup com possibilidade de expansão para utilização em outras aplicações. Cada robô será equipado com uma plataforma computacional embarcada contendo um sistema transceptor, sensores, microcontrolador, motores e rodas. Os robôs serão de base holonômica com três motores e três rodas.

Projeto mecânico modelado no software SolidWorks:

A categoria F180 determina que cada time deva ter no máximo cinco robôs, sendo um deles o goleiro, com tamanho de 180cm2, podendo ser totalmente autônomo, semiautônomo ou teleoperado. A grande vantagem da modularização dos robôs é que alunos e professores podem adaptar cada robô a um contexto específico, por exemplo, num dado momento usar motores de corrente contínua, com sensores de infra-vermelho e em outro, motores de passo com sensores de toque. Isso faz com que os robôs sejam flexíveis o bastante para serem usados como recursos didáticos em diferentes disciplinas.

Cada placa que compõem um determinado módulo será fabricada separadamente, o conjunto de placas mais as partes mecânicas como motores, encoders e carcaça, formarão um kit de robótica móvel que poderá ser usado por professores e estudantes de graduação.