- 01- Para cada aluno em uma turma com 10 alunos, leia a nota da 1a prova e a nota da 2a prova, calcule e escreva a média aritmética.
- 02- Leia o número de alunos de uma turma. Para cada aluno leia a nota da 1a prova e a nota da 2a prova, calcule e escreva a média aritmética.
- 03- Escreva os números inteiros de 1 até 10. Utilize as estruturas "repita .. ate", "enquanto .. faca" e "para .. faca".
- 04- Escreva os números pares de 2 até 10. Utilize as estruturas "repita .. ate", "enquanto .. faca" e "para .. faca".
- 05- Escreva os números pares de 10 até 2. Utilize as estruturas "repita .. ate", "enquanto .. faca" e "para .. faca".
- 06- Leia dois números inteiros A e B, onde A < B, e escreva todos os números pares entre A e B.
- 07- Escreva a soma dos primeiros 50 números pares (2 + 4 + 6 +.. ).
- 08- A conversão de Fahrenheit para Celsius é obtida pela equação abaixo. Escreva uma tabela de graus Celsius e Fahrenheit, com graus Celsius variando de 50 até 65 (de 1 em 1).
C = (F-32)*5/9
- 09- Leia 10 números e escreva o menor, o maior, a média, a quantidade de positivos e a quantidade de negativos.
- 10- Leia o nome e a altura de 10 alunos, e em seguida escreva o nome do aluno mais alto.
- 11- Escreva o menu de opções abaixo até que o usuário escolha a opção 5.
Cadastro de clientes
1- Incluir
2- Alterar
3- Consultar
4- Excluir
5- Sair
Opção? _
- 12- Leia a quantidade de crianças nascidas no período, e para cada criança leia o sexo (M ou F) e o tempo de vida. Se a criança não morreu, informe um tempo de vida negativo. Calcule e mostre:
- percentual de crianças do sexo feminino mortas no período;
- percentual de crianças do sexo masculino mortas no período;
- percentual de crianças que viveram até 24 meses.
- 13- Leia o valor de uma dívida, e para cada quantidade de parcelas escreva o valor dos juros e o valor da parcela. As quantidades de parcelas permitidas, e os juros correspondentes, são fornecidos na tabela abaixo. Utilize a estrutura "para .. faca". Note que a partir de 3 parcelas, a quantidade de parcelas permitidas aumenta de 3 em 3, e os juros aumentam de 5 em 5.
QUANTIDADE DE PARCELAS % DE JUROS
1 0
3 10
6 15
9 20
12 25
Exemplo de saída (após ler uma dívida de R$ 1000).
QTE DE PARCELAS JUROS DÍVIDA PARCELA
1 0 1000 1000
3 100 1100 366.67
6 150 1150 191.67
9 200 1200 133.37
12 250 1250 104.17
- 14- O dinheiro investido por João é um terço do dinheiro investido por Carlos. Porém, o investimento de João rende 5% ao mês, enquanto o investimento de Carlos rende apenas 2% ao mês (juros sobre juros). Leia o dinheiro investido por Carlos, e escreva a quantidade de meses necessários para João passar a ter mais dinheiro investido que Carlos.
- 15- Leia números reais, e para cada número lido escreva sua raíz quadrada. O algoritmo deve pedir números até que o usuário informe um número negativo (isto encerra o programa). Utilize as estruturas "repita .. ate" e "enquanto .. faca".
- 16- Leia um número inteiro positivo N e escreva os N primeiros termos da série de Fibonacci (cada termo é a soma dos dois termos anteriores)(a série é iniciada com os termos 0 e 1).
Ex.: (os 10 primeiros termos) 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34...
- 17- Leia um número inteiro positivo X e escreva o fatorial de X (dado pela expressão abaixo).
X! = 1 * 2 * 3 * ... * X-1 * X
- 18- Leia um número inteiro positivo X e escreva uma aproximação para a base do logarítmo natural (dada pela expressão abaixo).
E = 1 + 1/1! + 1/2! + ... + 1/X!
- 19- Leia um número inteiro maior que 1 e escreva se ele é primo ou não. Um número é primo se ele é divisível apenas por 1 e por ele mesmo.
- 20- Leia um número inteiro N e escreva quantos primos são menores que N.
- 21- Faça um programa que verifique e mostre os números entre 1000 e 2000 (inclusive) que, quando divididos por 11, produzam resto igual a 5.
- 22- Faça um programa que leia um valor n, inteiro e positivo, calcule e mostre a seguinte soma:
S = 1 + 1/2 + 1/3 + .. + 1/n
- 23- Faça um programa que calcule e mostre o produto dos números primos entre 92 e 1478.
- 24- Faça um programa que leia cinco grupos de quatro valores (A, B, C, D) e mostre-os na ordem lida. Em seguida, mostre-os em ordem crescente e decrescente.
- 25- Uma loja tem 15 clientes cadastrados e deseja enviar uma correspondência para cada um deles anunciando um bônus especial. Faça um programa que leia o nome do cliente e o valor de suas compras no ano passado. Calcule e mostre um bônus de 10% se o valor das compras for menor que R$ 1000 e de 15%, caso contrário.
- 26- Uma companhia de teatro deseja dar uma série de espetáculos. A direção calcula que a R$ 5,00 o ingresso, serão vendidos 120 ingressos, e que as despesas serão R$ 200,00. Diminuindo-se R$ 0,50 o preço dos ingressos espera-se que as vendas aumentem em 26 ingressos.
Faça um programa que escreva uma tabela de valores de lucros esperados em função do preço do ingresso, fazendo-se variar esse preço de R$ 5,00 a R$ 1,00, de R$ 0,50 em R$ 0,50. Escreva ainda o lucro máximo esperado, o preço do ingresso e a quantidade de ingressos vendidos para obter este lucro máximo.
- 27- Faça um programa que receba a idade de 10 pessoas e calcule e mostre a quantidade de pessoas com idade maior ou igual a 18 anos.
- 28- Faça um programa que receba a idade de 15 pessoas e que calcule e mostre:
- quantidade de pessoas em cada faixa etária;
- a percentagem de pessoas na primeira e na última faixa etária, com relação ao total de pessoas
FAIXA ETÁRIA IDADE
1a até 15 anos
2a de 16 a 30 anos
3a de 31 a 45 anos
4a de 46 a 60 anos
5a acima de 61 anos
- 29- Faça um programa que receba um número e que calcule e mostre a tabuada desse número.
- 30- Faça um programa que mostre as tabuadas dos números de 1 a 10.
- 31- Uma loja utiliza o código V para transação à vista e P para transação a prazo. Faça um programa que receba o código e o valor de 15 transações. Calcule o mostre:
- o valor total das compras à vista;
- o valor total das compras a prazo;
- o valor total das compras efetuadas;
- para cada transação a prazo, o valor da primeira prestação, sabendo-se que serão pagas em 3 vezes.
- 32- Faça um programa que receba a idade, a altura e o peso de 25 pessoas. Calcule e mostre:
- a quantidade de pessoas com idade superior a 50 anos;
- a média das alturas das pessoas com idade entre 10 e 20 anos;
- a percentagem de pessoas com peso inferior a 40 quilos entre todas as pessoas analisadas.
- 33- Leia a idade e o peso de sete pessoas. Calcule e mostre:
- a quantidade de pessoas com mais de 90 anos;
- a média das idades das sete pessoas.
- 34- Faça um programa que apresente o menu de opções a seguir, que premita ao usuário escolher a opção desejada, receba os dados necessários para a executar a operação e mostre o resultado. Verificar a possibilidade de opção inválida.
Menu de opções:
1. Novo salário
2. Férias
3. Décimo terceiro
4. Sair
Digite a opção desejada: _
- Na opção 1: receber o salário de um funcionário, calcular e mostrar o novo salário usando as regras a seguir.
SALÁRIOS % DE AUMENTO
até R$ 350,00 15
de R$ 350,00 a R$ 600,00 10
acima de R$ 600,00 5
- Na opção 2: receber o salário de um funcionário, calcular e mostrar o valor de suas férias. As férias equivalem ao seu salário acrescido de 1/3.
- Na opção 3: receber o salário de um funcionário e o número de meses de trabalho na empresa (no máximo 12), calcular e mostrar o valor do décimo terceiro. O décimo terceiro equivale so seu salário multiplicado pelo número de meses de trabalho dividido por 12.
- Na opção 4: sair do programa.
- 35- Faça um programa que apresente um menu de opções para o cálculo das seguintes operações entre dois números: adição (opção 1), subtração (opção 2), multiplicação (opção 3) e divisão (opção 4). O programa deve possibilitar ao usuário a escolha da operação desejada, a exibição do resultado e a volta ao menu de opções. O programa só termina quando for escolhida a opção de saída (opção 5).