Bióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 1997, Patricia Avello Nicola é Mestre em Ecologia pela UNICAMP (2001), Doutora em Engenharia Florestal pela UFPR (2009) e é desde 2008 professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Em 1998 implantou o Centro de Triagem VIVAT Floresta e os criadouros comerciais de Papagaio, Paca, Capivara, Emas e Catetos na PUCPR e, foi professora nos Cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Enfermagem nessa mesma universidade entre os anos de 2003 a 2006.
Em 2006 ingressou na Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Rondonópolis, onde permaneceu até o ano de 2008 quando foi redistribuída para a UNIVASF. Na UNIVASF em parceria com o Prof. Luiz Cezar Machado Pereira, criou o grupo de pesquisa em Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), dando inicio as suas atividades em julho de 2008 quando se iniciaram as atividades de pesquisa e extensão vinculados ao projeto financiado pelo Ministério da Integração Nacional.
Ainda em 2008, com a ajuda dos professores Luiz Cezar e José Alves Siqueira Filho, implantou o Curso de Ciências Biológicas, onde atuou como coordenadora no período de 2009-2010. Entre 2008 e 2010 desenvolveu atividades de pesquisa e extensão na área de saúde do Projeto Quilombola (financiado pela CODEVASF), coordenado pelos professores Luiz Cezar e Guilherme Medeiros.
Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saíde e Biológicas da UNIVASF e está vinculada as linhas de pesquisa: I) Saúde, Sociedade e Ambiente e II) Biodiversidade, Tecnologia e Recursos Naturais. Os projetos desenvolvidos com seus orientandos busca discutir questões vinculadas a Biologia da Conservação (entenda melhor clicando aqui), envolvendo ecologia, fisiologia, genética, comportamento dentre outras.
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco