Você está em: Quem somos > Apresentação
(Foto: Jaquelyne Costa)
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA-CAATINGA) é a sede do grupo de pesquisa multidisciplinar, de mesmo nome, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, e conta com a participação de professores pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e de outras instituições brasileiras e estrangeiras, cujos projetos têm o apoio financeiro do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, do CNPq e da FACEPE.
Este grupo de pesquisa foi idealizado e criado por um grupo de professores da UNIVASF com o objetivo de obter informações da fauna ocorrente no nordeste brasileiro. Suas ações têm se concentrado, desde 2008, nos estudos de inventário, resgate e monitoramento da fauna silvestre nas áreas de influência direta e indireta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF), conforme estabelecido no Plano Básico Ambiental de Conservação de Fauna e Flora (PBA - 23).
Sua sede foi construída com o apoio financeiro do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e conta com as seguintes unidades: Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), Núcleo de Ecologia Molecular (NECMOL), Núcleo de Bioindicadores Terrestres e Aquáticos (BIOTA) e o Museu de Fauna da Caatinga.
Além das ações realizadas in situ, o CEMAFAUNA também atua na reabilitação de animais silvestres, por meio de ações de conservação ex situ na sua unidade do CETAS. Esses animais são provenientes das ações impactantes das frentes de supressão nas áreas do PISF, além de indivíduos provenientes das ações de apoio ao combate ao tráfico de animais silvestres efetuados pelos órgãos das esferas municipais, estaduais e federais.
Nossa História
Em 2007, um grupo de professores da UNIVASF recebeu os representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para discutir sobre os diversos programas ambientais vinculados ao licenciamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Nesse encontro o professor Me. Luiz Cezar Machado Pereira demonstrou seu interesse em montar um grupo de estudos específico para atender às demandas do Programa Básico Ambiental - 23, que refere-se ao Programa de Conservação de Fauna e Flora.
Após inúmeras reuniões entre o professor Luiz Cezar e os representantes do MIDR, em 2008 foi firmado o primeiro Plano de Trabalho entre a a UNIVASF e o MIDR, que financiaria as ações de pesquisa e extensão vinculadas ao Programa de Conservação de Fauna e Flora do PISF.
O financiamento das ações realizadas pelo então recém criado grupo de pesquisa - CEMAFAUNA - teve continuidade nos anos de 2009 a 2011, onde, por meio da descentralização de recursos do MIDR para a UNIVASF, foi possível construir a sede desse centro, bem como, prevê-lo com equipamentos de última geração, destinados a atender os objetivos e metas propostos no PBA - 23.
Em 2011, o IBAMA e os Ministérios Públicos da Bahia e de Pernambuco reconheceram a importância das ações desenvolvidas pelo CEMAFAUNA, em especial, pela sua subunidade CETAS, que foi legalmente instituída no SISFAUNA - Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre.
Missão
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga tem como missão a busca do conhecimento científico nas diferentes áreas de conhecimento que abarcam a conservação da natureza nas Caatingas, aliando este conhecimento a práticas de cunho socioambiental, tecnológico e educacional.
Visão
Ser referência em ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, voltadas para a conservação da natureza nas Caatingas.
Valores
Nossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco