10/02
2015
Na tarde desta terça-feira, 10, mais um animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga). Desta vez, o Ministério Público da Bahia através de sua promotoria de justiça encaminhou o animal da espécie Anodorhynchus leari, conhecida popularmente como arara azul-de-lear. A ave, encontrada em uma propriedade no povoado de Angico, município de Santa Brígida, chegou com ferimentos na asa direita, corte na região da cabeça e passará por tratamento e acompanhamento da equipe de médicos veterinários do Centro. Atualmente, encontra-se ameaçada de extinção.
Fonte: Jaquelyne Costa ASCOM/CEMAFAUNANossa atuação
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga, sediado em Petrolina-PE, atua em todo o semiárido nordestino do Brasil, abrangendo uma área de 982.563,3 km². Além de contemplar os diversos municípios impactados pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, o Centro desempenha um papel fundamental na reabilitação de animais silvestres. Essas ações de conservação ex situ são realizadas em sua unidade do CETAS, onde animais provenientes das atividades de supressão do PISF e das operações de combate ao tráfico de fauna, conduzidas por órgãos municipais, estaduais e federais, são acolhidos e cuidados.
São 12 anos de monitoramento. Este é um monitoramento de fauna, de longa duração, realizado na Caatinga Sensu Stricto por nossos analistas ambientais e pesquisadores.
Conheça nossos produtos, publicações exclusivas sobre a Caatinga e obtenha maiores informações acessando a nossa loja virtual!
Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina - Pernambuco - Brasil - www.cemafauna.univasf.edu.br
Fundação Universidade Federal do Vale do São Franscisco