Prática de Paracanoagem é ofertada em projeto de extensão da Univasf
14-03-2017 16:44:09 (modificada em 15-03-2017 09:47:39)

Com o objetivo de promover a prática da paracanoagem, oferecendo oportunidade de testar limites e potencialidades, além de promover a inclusão social, o Colegiado de Educação Física (Cefis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá ofertar, pela primeira vez, o projeto de extensão "Paracanoagem: reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência na região do Vale do São Francisco". As inscrições para participar do projeto estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril.

Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 14 anos que possuem algum tipo de deficiência motora. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente no Cefis com o coordenador do projeto, o professor Leonardo Trevisan, ou com o secretário do colegiado, onde será preenchida uma ficha. As inscrições podem ser feitas, ainda, por meio do aplicativo Whatsapp, pelo número (87) 9 9935-1343, ou através do e-mail paracanoagem@gmail.com, para os quais os interessados devem enviar nome, sexo, tipo de deficiência, endereço, número de telefone/whatsapp e endereço de e-mail.

As atividades do projeto acontecerão nas terças e quintas-feiras, das 16h30 às 18h. Segundo Trevisan, inicialmente o trabalho será desenvolvido na piscina do Complexo Esportivo da Univasf, localizado no Campus Sede, em Petrolina (PE). Neste primeiro momento, serão realizadas atividades de adaptação ao material da paracanoagem, desenvolvimento de materiais e recursos necessários para auxiliar na remada, aprendizagem motora, procedimentos de segurança e desenvolvimento da condição física. Após essa fase, os participantes desenvolverão as atividades no rio São Francisco.

O coordenador destaca que o projeto é inclusivo e trará relevantes benefícios aos participantes. “Irá possibilitar às pessoas com deficiência o acesso à prática de atividade física em um contexto diverso, propiciando o desenvolvimento de valores como a igualdade de oportunidades, cooperação, companheirismo, solidariedade, respeito mútuo entre pares, entre outros”, explica Trevisan.

Brena Souza

Foto: Arquivo do projeto