Professores de Educação Física da rede básica participam de curso de formação na Univasf
09-03-2017 16:40:10

O Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza hoje (3) e amanhã (4), no Complexo Esportivo, localizado no Campus Sede, em Petrolina (PE), o curso de formação "Dialogando sobre o ensino da educação física: lutas na escola”. A programação é destinada a professores de Educação Física das redes de educação básica da região. Estão inscritos 101 docentes de quatro estados diferentes. O evento faz parte da segunda edição das ações formativas do LECPEF, iniciadas no ano passado.

O objetivo do curso é dialogar com os professores, socializando experiências práticas e melhorando a didática dos alunos para que a Educação Física seja mais valorizada no ambiente escolar. “A formação continuada dos professores é algo muito importante para eles conhecerem aquilo que vem avançando na sua área de conhecimento, conhecer o que outros professores estão desenvolvendo e trocar experiências”, observa o coordenador do LECPEF e professor do Colegiado de Educação Física, Diego Luz Moura.

Durante a manhã de hoje, foi apresentada uma palestra, ministrada pelo professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão–PE), Gabriel Araújo, sobre a produção acadêmica com a temática luta. “A nossa perspectiva é que possamos construir nesse ambiente um espaço de socialização de experiências”, diz Moura.

A professora de Educação Física Elizandra Tavares, da Escola Municipal José Telesphoro Ferreira de Araujo, localizada em Campo Formoso (BA), falou sobre suas expectativas em relação ao curso. “Espero que eu possa absorver coisas novas para levar à sala de aula e trocar experiências com os meus colegas para cada vez mais melhorar o ensino”, disse.

O curso possui o diferencial de ser totalmente prático e focado nas necessidades dos professores e terá como resultado a publicação de um material pedagógico em formato de livro. A obra será o segundo volume de uma coletânea com oito títulos sobre temas relacionados à Educação Física, com textos metodológicos e didáticos, sugestões de atividades e discussões de questões relacionadas à prática da luta no Brasil. O livro está previsto para ser lançado entre os meses de julho e agosto. O primeiro título, “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola”, foi lançado no final do ano passado pela Editora CRV.

LECPEF - Grupo de pesquisa surgido em 2013, o LECPEF conta com a participação de alunos de pós-graduação e professores da rede básica de ensino. O grupo realiza pesquisas sobre o ensino da Educação Física, buscando valorizar as boas práticas realizadas pelos professores da região. A partir do ano passado, o LECPEF começou a fornecer acompanhamento pedagógico e cursos de formação para professores que serão realizados até 2019.

Lucas Sobreira

Fotos: João Pedro Ramalho