Trabalhos com idosos e agricultores foram premiados na XI Mostra de Extensão da Univasf
24-02-2017 15:32:17

Durante a XI Mostra de Extensão da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) foram apresentados 118 trabalhos extensionistas nos formatos banner e apresentação oral. Um trabalho de cada categoria foi premiado com troféu e tablet. O estudante de bacharelado em Educação Física Luiz Gabriel Dantas Pereira ficou em 1º lugar na categoria apresentação oral; e o estudante de Engenharia Agronômica Adelmo Andrade Souza foi premiado com o 1º lugar na categoria banner.

Luiz Gabriel apresentou o trabalho “Programa Vida Ativa (MEC-PROEXT/2015 – 2016): O esporte e o lazer como promoção da saúde e qualidade de vida”, com a orientação do professor do Colegiado de Educação Física Marcelo de Maio Nascimento. O programa tem como objetivo principal proporcionar à população idosa de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) um melhor bem estar e orientá-los a um envelhecimento bem sucedido através de atividades físicas e palestras. “Muitos idosos nos procuram bastante por socialização”, disse o aluno.

Ele ressaltou a importância de ter feito parte deste projeto de extensão. “Não só na minha formação, mas de todos os alunos tanto bolsistas como voluntários, o PVA nos ensinou a lidar com esse tipo de público, idoso, além do trabalho em equipe multidisciplinar”. De acordo com o professor Marcelo de Maio, o Programa Vida Ativa continuará este ano com o auxílio de estudantes voluntários. “Nós vivemos em uma região carente de atividades e assistência com qualidade para a população idosa. Este prêmio reforça a importância de nosso trabalho ter continuidade”, disse.

Para Luiz Gabriel, a conquista do primeiro lugar representa o esforço dos alunos e professores para a melhora no serviço prestado. “A vitória para nós foi muito simbólica, pois representa um trabalho construído de forma árdua ao longo desses dois anos e reflete todo amor que tivemos em atender cada idoso que nos apareceu”, afirmou.

Já o estudante Adelmo Andrade apresentou o trabalho “Empoderamento de agricultores no uso de caldas alternativas para controle de pragas de hortaliças em horta comunitária de base agroecológica”, sob a orientação do professor do Colegiado de Engenharia Agronômica, Isaías da Silva Lima Neto. O trabalho teve como foco ações de capacitação dos agricultores quanto à produção e aplicação de caldas alternativas no controle de pragas, realizadas por meio de palestras e oficinas. “A calda que se mostrou promissora será estudada com maior profundidade na continuidade da pesquisa”, contou.

Adelmo atribui a vitória à efetiva participação dos agricultores durante todo o trabalho. “O trabalho contribuiu para resgatar a autoestima e a qualidade de vida dos agricultores familiares agroecológicos envolvidos no projeto, propiciando repercussões econômicas, ambientais e sociais positivas para a comunidade envolvida e a sociedade”.

A XI Mostra de Extensão da Univasf foi realizada entre os dias 17 e 19 de fevereiro, no Campus Paulo Afonso (BA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e contou com o apoio do IFBA, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e da Prefeitura de Paulo Afonso.

Lucas Sobreira

Foto: Leonardo Teixeira