Equipe F-Carranca da Univasf inicia atividades anuais com projeto de nova aeronave
22-02-2017 16:04:03

A equipe de aeromodelismo F-Carranca da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) já iniciou suas atividades de 2017 com o objetivo de se destacar ainda mais na competição SAE – Brasil de AeroDesign deste ano. Composta por 32 estudantes dos cursos de Engenharia da instituição sob a coordenação do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira, a equipe F-Carranca constrói aeronaves controladas por rádio. A F-Carranca já começou os trabalhos de projeção da nova aeronave através do desenho que servirá de orientação para sua construção.

O próximo passo da equipe será a construção do protótipo do avião, cujo primeiro voo aeronáutico teste está previsto para abril. Estes voos de teste são usados para observar se o avião se comporta como esperado ou se existem falhas a serem sanadas. O projeto poderá ser refeito até que a equipe esteja satisfeita.

O grupo foi renovado parcialmente através de uma seleção realizada no ano passado. As seleções são feitas anualmente para alunos de engenharia da Univasf. Através dessa reformulação a equipe passou a contar com um novo capitão, Caio de Castro Silva Guimarães, discente de Engenharia Mecânica.

Caio falou sobre a expectativa em relação à competição SAE – Brasil 2017, que será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB), em São José dos Campos (SP). “Nosso objetivo é ficarmos entre os dois primeiros colocados para irmos à SAE Aerodesign West, competição internacional nos Estados Unidos que será realizada em março de 2018”, diz.

Na 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign, ocorrida no ano passado, a equipe F-Carranca conquistou a 9ª posição no ranking geral na categoria regular, subindo três posições em relação ao ano anterior. “Tivemos um projeto difícil por conta da mudança no regulamento, que no ano passado teve várias modificações. Mas nosso resultado foi satisfatório por transportarmos durante o voo a segunda maior carga da competição”, avalia Caio.

O regulamento da competição deste ano foi divulgado na semana passada e a única modificação é que as equipes estão liberadas para aumentar o tamanho das aeronaves. “A equipe F-Carranca tem se destacado bastante com bons resultados alcançados, levando o nome da Univasf e ficando à frente de equipes tradicionais”, reforça o professor Luiz Mariano Pereira.

Lucas Sobreira