XI Mostra de Extensão da Univasf apresentou 118 trabalhos extensionistas
20-02-2017 16:22:08 (modificada em 21-02-2017 10:19:53)

A cidade de Paulo Afonso foi palco, no último fim de semana, de um grande evento de extensão que reuniu estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A XI Mostra de Extensão da Univasf, que aconteceu no campus do IFBA, apresentou à comunidade 118 trabalhos extensionistas realizados durante o ano passado.

Foram apresentados 95 projetos na forma de banner e outros 23 na modalidade oral, nas mais diversas áreas do conhecimento. O evento contou com a participação de estudantes de todos os campi da Univasf, que além da apresentação dos trabalhos realizados por meio dos programas Pibex e Proext, participaram de atividades artísticas e culturais, como tertúlia e show musical, realizados no sábado (18), e visita à comunidade indígena Tuxás, na manhã de domingo (19).

Nesta XI Mostra de Extensão, dois trabalhos foram premiados com troféus e tablets. Na categoria banner, o estudante Adelmo Andrade de Souza ficou em primeiro lugar com a apresentação do trabalho intitulado “Empoderamento de agricultores no uso de caldas alternativas para controle de pragas de hortaliças em horta comunitária de base agroecológica”, orientado pelo professor Isaías da Silva Lima Neto. E na modalidade apresentação oral, o vencedor foi o estudante Luiz Gabriel Danas Pereira, com o trabalho “Programa Vida Ativa: o Esporte e o Lazer como promoção da saúde e qualidade de vida”, orientado pelo professor Marcelo de Maio Nascimento.

Entres os alunos que apresentaram seus trabalhos nesta edição da mostra estava Lívia Bernardes Pereira, estudante concluinte do curso de Enfermagem. Para ela, a mostra representa uma grande oportunidade para os alunos ampliarem seu conhecimento. “Eu gosto muito de apresentar trabalhos. É uma experiência que agrega valor à nossa formação”, afirmou Lívia, que participou de duas mostras de extensão e se prepara para colar grau em breve. “Fui bolsista do PET por dois anos e participei da extensão como voluntária em 2015 e como bolsista no ano passado. Foram experiências muito importantes para mim, pois como profissional irei atuar na área de educação em saúde”, disse.

Na opinião do professor Daniel Mariano Leite, do Colegiado de Engenharia Agronômica, a Mostra de Extensão possibilitou uma integração importante entre os participantes e entre as instituições parceiras, que trabalharam juntas para a realização do evento. “Foi um momento de integrar e de gerar vínculos, aproximar a comunidade da Univasf, que está distribuída nos seis campi da instituição. Também percebi que houve um cuidado grande com os alunos participantes e isso é muito positivo”, observou.

Abertura - A cerimônia de abertura da XI Mostra de Extensão, que teve como tema “Universidade e Desenvolvimento Socioambiental”, foi realizada na noite de sexta-feira (17) no auditório do IFBA e teve a presença do vice-reitor Telio Nobre Leite; do secretário de Educação de Paulo Afonso, Severino Alves de Lima; da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; do coordenador do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso, Romero Henrique de Almeida Barbosa; da pró-reitora de Extensão da Uneb, Maria Celeste Souza de Castro; do diretor do IFBA, Arleno José de Jesus; da gerente de Recursos Humanos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Rosa de Lourdes Pereira Simões; e da estudante de Medicina Kathary Loory Soares Silveira, representando os discentes.

Uma apresentação do Coral da Chesf, fundado em 1994 e regido pelo maestro Sandro Rogério Bezerra da Silva, deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a presidente do Instituto de Ecologia Humana (IEH), Maria José de Araújo Lima, proferiu palestra sobre o Plano de Ação Socioambiental (PAS), desenvolvido na região de Paulo Afonso junto com a Chesf e com a participação da comunidade e do poder público local.

A pró-reitora Lucia Marisy destacou que a mostra tem grande relevância para a comunidade acadêmica por abrir espaço para discussões sobre a degradação do planeta e o compromisso das instituições de ensino e pesquisa para a mitigação dos problemas que afetam a natureza. “Compete às Instituições de Ensino Superior assumir seu papel, desenvolvendo tecnologias mais limpas, diminuindo a geração de resíduos, substituindo os insumos tóxicos e gerando uma nova cultura capaz de aprender, gerar e aperfeiçoar conhecimentos, adquirir uma nova maneira de olhar e transformar o mundo, baseada no diálogo entre saberes e conhecimentos diversos”, disse, depois de recitar o poema Águas e Mágoas do Rio São Francisco, de Carlos Drummond de Andrade.

A XI Mostra de Extensão da Univasf foi promovida por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com IFBA, Uneb, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e Prefeitura de Paulo Afonso. A organização contou com a participação de 30 pessoas das três IES envolvidas, 40 professores avaliadores e 14 coordenadores de projetos de extensão.

Renata Freitas

Fotos: Juciane Aleixo e Leonardo Teixeira