Página Principal

Leonardo Barreto Campos

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Notícias:

 
Troca de Dados entre Carros

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072007/11072007-3.shl

11/07/2007 - Um consórcio europeu de fabricantes de carros está testando um dispositivo Wi-Fi para a troca de dados entre veículos. A idéia básica é tornar as ruas e estradas mais seguras, com veículos recebendo alertas uns dos outros sobre anormalidades na pista, mudança de faixa, alteração de velocidade, entre outros fatores.

Os estudos são realizados por um grupo de engenheiros e pesquisadores na Alemanha e financiado pelas montadoras General Motors, Audi, BMW, Fiat, Honda e Renault. O dispositivo usa um navegador GPS, placa Wi-Fi e roda aplicativos específicos. Uma das funções do dispositivo é receber informações dos carros que se movimentam no entorno do condutor.

O equipamento informa se há um veículo aproximando-se rapidamente, se alguém está mudando de faixa bruscamente e em qual direção vêm esse carro, se alguém está freando à sua frente, se há carros quebrados na pista, entre outros dados. Segundo seus desenvolvedores, o dispositivo recebe e processa dados de veículos num raio de 100 metros de seu carro na cidade. Na estrada, este alcance sobe para 500 metros. Ao perceber anormalidades, o dispositivo emite um alarme, que pode ser sonoro ou apenas uma vibração no painel ou volante do veículo.

Os pesquisadores tentam encontrar um forma de alertar os motoristas sem assustá-los. Para o consórcio, o sistema Car-2-Car será capaz de reduzir fortemente o número de acidentes, especialmente em situações de baixa visibilidade, como presença de neblina ou chuva. O equipamento Wi-Fi cria uma espécie de versão automotiva para a "navegação por instrumentos" que existe em aeronaves. O consórcio testará a tecnologia em mil carros na cidade de Frankfurt, na Alemanha.