Página Principal

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Notícias:

Competições de Robótica 2006

Fonte: Unesp — Campus de Sorocaba (http://jri.sorocaba.unesp.br/)

As Competições de Robótica 2006 são eventos associados à Jornada de Robótica Inteligente (JRI) e ao Encontro de Robótica Inteligente (EnRI), realizados juntamente com o XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Trata-se de uma ação conjunta da SBC, SBA, IEEE e RoboCup para divulgar e promover os avanços tecnológicos na área de Robótica Móvel e Mecatrônica. Neste ano, as competições são organizadas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Objetivos

Promover e divulgar o desenvolvimento e avanço tecnológico em Robótica Autônoma e Mecatrônica; Promover a interação de pesquisadores e estudantes de Robótica Móvel através de competições e desafios em diferentes categorias.

A competição de robótica 2006 reúne três eventos distintos:

A Competição IEEE Brasileira de Robôs encontra-se em sua IV edição e é patrocinada pelo IEEE Latin American Robotics Council. Seu objetivo é promover o desenvolvimento científico e tecnológicos nas áreas de Robôs Autônomos e Mecatrônica, na América Latina. Estas competições possuem grande parte dos desafios encontrados pela robótica móvel do mundo real, tais como, navegação em ambientes dinâmicos, exploração de ambiente, realização de procedimentos de contingência em ambiente perigosos ou insalubres, monitoramento ambiental, etc.

A RoboCup Brasil, atualmente em sua terceira edição, é um projeto conjunto internacional para promover a IA, robótica e campos relacionados. Trata-se de uma tentativa de estimular a IA e a robótica inteligente através do oferecimento de problemas padrão onde diversas tecnologias podem ser empregadas.

A RoboCupJunior Brasil, realizada pela primeira vez no país, é uma iniciativa orientada à educação que tem por objetivo introduzir a robótica aos jovens estudantes de ensino fundamental, médio e técnico. Mais do que o desenvolvimento tecnológico, o foco neste liga é a educação e o estímulo ao surgimento de futuros pesquisadores.

Resultados das Competições: