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Os projetos em andamento do GPS.AUTOCONTROLE têm como
resumos/objetivos:
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Desenvolvimento de um algoritmo para
conversão de diagramas ladder (CLP) para autômatos e para redes de
Petri: Neste projeto pretende-se
estruturar um formalismo algorítmico para
construção de
autômatos temporizados, tomando como base
programas fundamentados em diagramas
ladder, de forma a, utilizando o autômato
extraído, poder analisar a verificação
e validação do código
inserido no CLP (Controlador Lógico
Programável), e poder aplicar
melhorias neste código, sempre que
se mostrar necessário na detecção
de alguma inconsistência. Baseado nesta
formulação, pretende-se ampliar a pesquisa
na formulação de
um algoritmo que converta o diagrama ladder em modelos de redes de
Petri temporizadas, fundamentando uma base de verificação
de códigos em CLPs baseada nos dois
paradigmas que são mais
frequentemente utilizados na área de
Sistemas a Eventos Discretos. (Pesquisadores
envolvidos: Eduard Montgomery; Anderson Perez;
José Valentim; Eliane Pozzebon; José Bismark; Técnico:
Wedson Silva)
-
Estudo e Desenvolvimento de Veículos
Autônomos Inteligentes (VAI):
Este projeto objetiva
estudar os veículos autônomos inteligentes (VAI) visando formalizar
novas estratégias de movimento e capacidade de mapeamento de
ambientes, como definido em sua própria formalização. Atualmente,
muitos desses veículos tem suas mobilidades determinadas por meio de
sensores estratégicos que reconhecem o ambiente por onde andam,
utilizando para isso pontos básicos que definem seu caminho. Com o
avanço tecnológico, muitos processos de mobilidades robóticas tem
avançado, utilizando estratégias mais complexas de reconhecimento de
padrões, sensores por radar, entre outros. No caso deste projeto,
pretende-se estudar os padrões já comumente utilizados, e desenvolver
uma nova formalização de traçado de caminhos virtuais em uma memória,
utilizando para isso as teorias de autômatos, redes de Petri, e
controle supervisório, de forma que o VAI possa caminhar num
determinado ambiente, e traçar por si só em sua memória os padrões do
ambiente em que deve se mover, podendo ser utilizado como um veículo
autoguiado (AGV) inteligente. Ou seja, gerar um veículo autônomo com
capacidade de autoadaptação, o que dará uma nova expectativa na área
de robótica móvel.
(Pesquisadores envolvidos:
Eduard Montgomery; Anderson Perez; José Valentim;
Eliane Pozzebon; Alunos Envolvidos: Igo
Rafael)
-
Estudo de Reconhecimento de Padrões em
Imagens Móveis:
Este
projeto objetiva estudar os sistemas de gravação de arquivos de vídeo
para desenvolver um padrão de reconhecimento de imagens móveis baseado
em redes neurais artificiais. Para tanto, pretende-se desenvolver um
algoritmo específico de gravação de vídeo, tal que seus dados sejam
compatíveis com o processamento das imagens para seus respectivos
processamentos, extração de características e reconhecimentos. Em
paralelo com a estruturação do algoritmo de gravação de vídeo, outro
algoritmo será estruturado, de forma a fundamentar o reconhecimento de
imagens não estáticas, dando base à união dos dois processos
descritos, para aplicações em várias especificidades cotidianas,
especialmente na segurança pública/privada e nos processos de
automação e robótica. (Pesquisadores
envolvidos: Eduard Montgomery; Anderson Perez;
José Valentim; Eliane Pozzebon; Alunos
Envolvidos)
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Estudo sobre Perturbações e Falhas em Sensores na Realimentação
de Sistemas de Controle:
Os sistemas de controle analógicos se apresentam com várias situações
que permitem a utilização de dispositivos para garantirem que uma
saída requerida seja seguida, a partir de uma entrada definida. Em
várias situações dos sistemas, estudos sobre a correção de falhas
devido à perturbações introduzidas na malha do sistema, controladores
comuns como P, PI e PID são utilizados de forma a garantir a redução
dos erros causados por estas. Entretanto, quando uma perturbação age
sobre a realimentação do sistema, como uma falha nos contatos do
sensor, condições ambientais que produzam variações em suas respostas,
ou mesmo alguma interferência que aja sobre o mesmo, como uma
interferência eletromagnética em um ambiente industrial, outras
condições de controle se apresentam. E, dessa forma, um estudo
específico na busca de compreender os efeitos e as possíveis soluções
se apresenta como necessário, sendo o objetivo deste projeto de
pesquisa.
(Pesquisadores envolvidos:
Eduard Montgomery; Alunos
Envolvidos)
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Estudo sobre Propriedades das Redes de Petri:
Neste projeto têm-se analisado novas definições de matrizes
e vetores especiais, que definem características na evolução das Redes
de Petri Lugar/Transição. Com estas definições em análise,
procedimentos de cálculo para verificação de propriedades de
vivacidade, cobertura, controlabilidade e outras vêm sendo estudadas,
buscando estratégias para redução de custo computacional na avaliação
de modelos.
(Pesquisadores envolvidos:
Eduard Montgomery; José Bismark; Anderson Perez; José Valentim; Eliane Pozzebon) -
Desenvolvimento de um Veículo Autônomo Móvel para Operações de
Estacionamento Automático:
Estacionar um veículo é uma tarefa considerada complexa onde é
exigido algumas habilidades do
condutor. Recentemente a indústria automotiva vem lançando novos
veículos no mercado dotados de
mecanismos que auxiliem o condutor na tarefa de estacionar ou balizar.
Entretanto, tais mecanismos apenas
auxiliam o condutor e não são capazes de realizar o estacionamento
automaticamente. A área de automatização
automotiva visa o estudo e o desenvolvimento de técnicas e
mecanismos de controle que não apenas
auxiliem o condutor em certas tarefas mas também capacitam o
veículo a tomar decisões em determinadas
situações sem a intervenção do condutor. Estas técnicas
ajudam o condutor na tarefa de guiar o
veículo bem como evitar acidentes. Este projeto visa o desenvolvimento
de um veículo autônomo móvel para ser
utilizado no estudo de técnicas inteligentes para
automatizar a tarefa de estacionamento em
veículos automotores.(Pesquisadores
envolvidos: Anderson Perez; Eduard montgomery; Alunos
Envolvidos: Igo Rafael)
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Consolidação do
Laboratório de Mobilidade da Univasf (Subprojetos
IC:
Construção e testes preliminares
de um veículo aéreo não tripulado para aplicações agrícolas;
Projeto e simulação de um veículo aéreo não tripulado para aplicações
agrícolas)
Este projeto de ensino e pesquisa busca consolidar o Laboratório de
Mobilidade da Univasf, criado com o intuito de proporcionar um
ambiente de pesquisa e desenvolvimento de projetos de veículos,
considerando as necessidades e desafios atuais do ensino de
engenharia, bem como o desenvolvimento regional. Referente ao
ensino de engenharia, a metodologia da
aprendizagem prática é feita por meio da
execução de projetos didáticos, como por exemplo, o projeto BAJA
SAE e SAE Aero Design, onde, grupos de alunos projetam e
constrói um veículo off-road ou aeromodelo, realizam testes de desempenho e
participam de competições com outras instituições de ensino.
Quanto ao desenvolvimento regional, o
projeto busca atender o notável interesse de empresas da região em desenvolver e aplicar soluções avançadas na
agricultura, como máquinas personalizadas a necessidades locais
e aplicação de veículos aéreos não
tripulados UAVs, sigla em Inglês Unmanned Aerial Vehicles ou Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants), na
agricultura, para fins de sensoriamento e monitoramento de
pragas.(Pesquisadores
envolvidos: José Bismark de Medeiros; Alunos
Envolvidos:
Rodrigo Miranda da Silva Bertora, Luiz Gustavo
Gonzaga Silva,
Luiz Bulhões Souza e
Diego Vinícius Oliveira Silva)
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