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Os projetos em andamento do GPS.AUTOCONTROLE têm como resumos/objetivos:

  1. Desenvolvimento de um algoritmo para conversão de diagramas ladder (CLP) para autômatos e para redes de Petri: Neste projeto pretende-se estruturar um formalismo algorítmico para construção de autômatos temporizados, tomando como base programas fundamentados em diagramas ladder, de forma a, utilizando o autômato extraído, poder analisar a verificação e validação do código inserido no CLP (Controlador Lógico Programável), e poder aplicar melhorias neste código, sempre que se mostrar necessário na detecção de alguma inconsistência. Baseado nesta formulação, pretende-se ampliar a pesquisa na formulação de um algoritmo que converta o diagrama ladder em modelos de redes de Petri temporizadas, fundamentando uma base de verificação de códigos em CLPs baseada nos dois paradigmas que são mais frequentemente utilizados na área de Sistemas a Eventos Discretos. (Pesquisadores envolvidos: Eduard Montgomery; Anderson Perez; José Valentim; Eliane Pozzebon; José Bismark; Técnico: Wedson Silva)

  2. Estudo e Desenvolvimento de Veículos Autônomos Inteligentes (VAI): Este projeto objetiva estudar os veículos autônomos inteligentes (VAI) visando formalizar novas estratégias de movimento e capacidade de mapeamento de ambientes, como definido em sua própria formalização. Atualmente, muitos desses veículos tem suas mobilidades determinadas por meio de sensores estratégicos que reconhecem o ambiente por onde andam, utilizando para isso pontos básicos que definem seu caminho. Com o avanço tecnológico, muitos processos de mobilidades robóticas tem avançado, utilizando estratégias mais complexas de reconhecimento de padrões, sensores por radar, entre outros. No caso deste projeto, pretende-se estudar os padrões já comumente utilizados, e desenvolver uma nova formalização de traçado de caminhos virtuais em uma memória, utilizando para isso as teorias de autômatos, redes de Petri, e controle supervisório, de forma que o VAI possa caminhar num determinado ambiente, e traçar por si só em sua memória os padrões do ambiente em que deve se mover, podendo ser utilizado como um veículo autoguiado (AGV) inteligente. Ou seja, gerar um veículo autônomo com capacidade de autoadaptação, o que dará uma nova expectativa na área de robótica móvel. (Pesquisadores envolvidos: Eduard Montgomery; Anderson Perez; José Valentim; Eliane Pozzebon; Alunos Envolvidos: Igo Rafael)

  1. Estudo de Reconhecimento de Padrões em Imagens Móveis: Este projeto objetiva estudar os sistemas de gravação de arquivos de vídeo para desenvolver um padrão de reconhecimento de imagens móveis baseado em redes neurais artificiais. Para tanto, pretende-se desenvolver um algoritmo específico de gravação de vídeo, tal que seus dados sejam compatíveis com o processamento das imagens para seus respectivos processamentos, extração de características e reconhecimentos. Em paralelo com a estruturação do algoritmo de gravação de vídeo, outro algoritmo será estruturado, de forma a fundamentar o reconhecimento de imagens não estáticas, dando base à união dos dois processos descritos, para aplicações em várias especificidades cotidianas, especialmente na segurança pública/privada e nos processos de automação e robótica. (Pesquisadores envolvidos: Eduard Montgomery; Anderson Perez; José Valentim; Eliane Pozzebon; Alunos Envolvidos)

  1. Estudo sobre Perturbações e Falhas em Sensores na Realimentação de Sistemas de Controle: Os sistemas de controle analógicos se apresentam com várias situações que permitem a utilização de dispositivos para garantirem que uma saída requerida seja seguida, a partir de uma entrada definida. Em várias situações dos sistemas, estudos sobre a correção de falhas devido à perturbações introduzidas na malha do sistema, controladores comuns como P, PI e PID são utilizados de forma a garantir a redução dos erros causados por estas. Entretanto, quando uma perturbação age sobre a realimentação do sistema, como uma falha nos contatos do sensor, condições ambientais que produzam variações em suas respostas, ou mesmo alguma interferência que aja sobre o mesmo, como uma interferência eletromagnética em um ambiente industrial, outras condições de controle se apresentam. E, dessa forma, um estudo específico na busca de compreender os efeitos e as possíveis soluções se apresenta como necessário, sendo o objetivo deste projeto de pesquisa. (Pesquisadores envolvidos: Eduard Montgomery; Alunos Envolvidos)

  2. Estudo sobre Propriedades das Redes de Petri: Neste projeto têm-se analisado novas definições de matrizes e vetores especiais, que definem características na evolução das Redes de Petri Lugar/Transição. Com estas definições em análise, procedimentos de cálculo para verificação de propriedades de vivacidade, cobertura, controlabilidade e outras vêm sendo estudadas, buscando estratégias para redução de custo computacional na avaliação de modelos. (Pesquisadores envolvidos: Eduard Montgomery; José Bismark; Anderson Perez; José Valentim; Eliane Pozzebon)

  3. Desenvolvimento de um Veículo Autônomo Móvel para Operações de Estacionamento Automático: Estacionar um veículo é uma tarefa considerada complexa onde é exigido algumas habilidades do condutor. Recentemente a indústria automotiva vem lançando novos veículos no mercado dotados de mecanismos que auxiliem o condutor na tarefa de estacionar ou balizar. Entretanto, tais mecanismos apenas auxiliam o condutor e não são capazes de realizar o estacionamento
    automaticamente. A área de automatização automotiva visa o estudo e o desenvolvimento de técnicas e
    mecanismos de controle que não apenas auxiliem o condutor em certas tarefas mas também capacitam o
    veículo a tomar decisões em determinadas situações sem a intervenção do condutor. Estas técnicas
    ajudam o condutor na tarefa de guiar o veículo bem como evitar acidentes. Este projeto visa o desenvolvimento de um veículo autônomo móvel para ser utilizado no estudo de técnicas inteligentes para
    automatizar a tarefa de estacionamento em veículos automotores.(Pesquisadores envolvidos: Anderson Perez; Eduard montgomery; Alunos Envolvidos: Igo Rafael)

  4. Consolidação do Laboratório de Mobilidade da Univasf (Subprojetos IC: Construção e testes preliminares de um veículo aéreo não tripulado para aplicações agrícolas; Projeto e simulação de um veículo aéreo não tripulado para aplicações agrícolas) Este projeto de ensino e pesquisa busca consolidar o Laboratório de Mobilidade da Univasf, criado com o intuito de proporcionar um ambiente de pesquisa e desenvolvimento de projetos de veículos, considerando as necessidades e desafios atuais do ensino de engenharia, bem como o desenvolvimento regional. Referente ao ensino de engenharia, a metodologia da aprendizagem prática é feita por meio da execução de projetos didáticos, como por exemplo, o projeto BAJA SAE e SAE Aero Design, onde, grupos de alunos projetam e constrói um veículo off-road ou aeromodelo, realizam testes de desempenho e participam de competições com outras instituições de ensino. Quanto ao desenvolvimento regional, o projeto busca atender o notável interesse de empresas da região em desenvolver e aplicar soluções avançadas na agricultura, como máquinas personalizadas a necessidades locais e aplicação de veículos aéreos não tripulados UAVs, sigla em Inglês Unmanned Aerial Vehicles ou Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants), na agricultura, para fins de sensoriamento e monitoramento de pragas.(Pesquisadores envolvidos: José Bismark de Medeiros; Alunos Envolvidos: Rodrigo Miranda da Silva Bertora, Luiz Gustavo Gonzaga Silva, Luiz Bulhões Souza e Diego Vinícius Oliveira Silva)